Você já comprou sua passagem, reservou hotel, pesquisou algumas dicas sobre Florença em blogs e, espero, reservou seu passeio com o guia brasileiro autorizado Pomodoro Tours. Agora só falta fechar as malas e embarcar. Pensando nisso, resolvi dar uma ajudinha e contar um pouco sobre o clima da cidade durante as diversas estações do ano, além de dar algumas dicas sobre o que trazer na mala, como se vestir e o que aproveitar em cada estação do ano na cidade. Não custa lembrar que aqui no hemisfério norte as estações do ano são invertidas em relação ao Brasil.

Inclui nesse post uma tabela das temperaturas médias de cada estação do ano, por favor notem que essas temperaturas são as médias históricas da cidade, mas que com o aquecimento global estão se alterando. Em agosto desse ano (2017), por exemplo, no auge do verão, os termômetros chegaram a marcar 40º com sensação térmica de 43º, e essas alterações estão se tornando cada vez mais comuns. Sugiro que você consulte um site de previsão do tempo antes de fechar suas malas.

Inverno – De 21 de Dezembro a 20 de Março

InvernoTemperatura MínimaTemperatura MáximaDias de ChuvaDias de Temperatura Negativa
Janeiro1,4º10,1º912
Fevereiro2,8º12º89
Março4,9º15º94

Faz frio, chove, mas raramente neva durante o inverno em Florença. Quando neva, como em março de 2018, é bem pouco e é uma situação extremamente rara e até comemorada, como você pode ver no meu canal YouTube.

Dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos na cidade, e ainda por cima anoitece cedo, às 16:30 já é noite.

As temperaturas vão de 2º (mínima, geralmente de noite e de madrugada em dezembro e janeiro) a 15º (máxima durante o dia, em fevereiro e março). De noite e de madrugada as temperaturas podem ser negativas, o que é mais frequente entre final de dezembro e início de fevereiro. A vantagem é que a cidade fica mais vazia e mais barata. É a temporada ideal para visitar museus sem pegar fila e se deliciar com os vinhos tintos e a culinária local que, não custa lembrar, é muito sazonal.

À partir de 6 de janeiro, Dia de Reis e quando acontece na cidade a “Cavalgada dos Magos”, começam as liquidações de inverno, com descontos de verdade que podem chegar a 70%, pois as lojas tem que se livrar da coleção de inverno para começar a vender a coleção primavera/verão.

O importante durante o inverno é saber como se vestir para encarar o frio. Os italianos se vestem “à cebola”, ou seja, em camadas que podem ser facilmente tiradas. Isso porque todos os restaurantes, lojas, bares e hotéis tem aquecimento. É importante tirar o casaco mais quente e o cachecol assim que entrar nesses lugares para evitar um choque térmico muito grande tanto na entrada quanto na saída, o que pode enfraquecer seu organismo e causar um resfriado.

Sugiro sempre que a camada mais rente ao corpo seja uma “segunda pele”, calças e camisetas térmicas longas que no Brasil podem ser encontradas nas lojas Decathlon. Por cima disso meias quentes, preferencialmente de algodão para que não se encharquem com o suor, o que faz com que você sinta mais frio, uma calça, blusa de lã e um casaco quente, de preferência impermeável. Cachecol e chapéu, ou gorro, são também indispensáveis. Sapatos fechados de couro ou botas impermeáveis também são aconselhadas, pois nessa época pode chover ou, menos provável, nevar.

Primavera – De 21 de Março a 20 de Junho

PrimaveraTemperatura MínimaTemperatura MáximaDias de ChuvaDias de Temperatura Negativa
Abril7,7º18,8º91
Maio11,3º23,4º90
Junho14,7º27,3º60

O começo da bela estação é um alívio para os italianos e turistas. As temperaturas começam a subir gradualmente, os dias ficam mais longos e ninguém mais usa segunda pele sob a roupa.

É um a época lindíssima na região, mas que por conta do pólen pode trazer também algumas alergias, portanto se você sofre de alergias traga um antialérgico, pois não vai conseguir comprar remédios sem receita nas farmácias italianas.

Março é um mês que normalmente chove um pouco, mas é bem mais tolerável que nos meses de inverno pleno. A alta temporada começa com a Pasqua (em 2018 será no 1º de Abril), e já dá pra se vestir com roupas mais leves, mas sempre com uma jaqueta e um cachecol leve. Em junho as temperaturas começam a subir bastante e não tem mais nem sinal de chuva.
Com a chegada da primavera a cidade começa a efervescer e diversos eventos culturais acontecem ao ar livre. Maio é o mês de partida da temporada de Concertos na Ópera de Florença, com a tradicional orquestra Maggio Fiorentino.

Como começa a esquentar, é uma ótima época para se deliciar com os tradicionais gelatos de Florença.

Nessa época, é melhor já reservar seus passeios com a Pomodoro Tours com antecedência, pois a procura é grande e os museus começam a ter filas caso não se reserve os ingressos com a devida antecedência.

Verão – De 21 de Junho a 20 de Setembro

VersãoTemperatura MínimaTemperatura MáximaDias de ChuvaDias de Temperatura Negativa
Julho17,2º31,1º40
Agosto17º30,6º60
Setembro14,2º26,6º60

Antes de vir morar em Florença eu não imaginava que pudesse fazer tanto calor na Europa. Em agosto as temperaturas na cidade podem chegar a 40º, com sensação térmica perto dos 45º ou mais.

Em junho, julho e setembro as temperaturas são mais toleráveis e agradáveis. O figurino é o mesmo que você usaria no verão brasileiro, mas com o cuidado de não vestir nada muito curto ou regatas se você quiser visitar uma igreja.

As liquidações de verão começam normalmente no primeiro sábado de julho, e é uma ótima época para comprar roupas para o verão brasileiro, que ainda vai demorar alguns meses para chegar.

O verão, exceto pelo mês de agosto, é considerado altíssima temporada em Florença, então se vier visitar a cidade nessa época reserve tudo com antecedência, dos hotéis aos passeios com a Pomodoro Tours.

Agosto é um mês bastante estranho, é quando os italianos tiram férias e vão para o mar. Muitas lojas e restaurantes fecham e só reabrem no início de setembro. De qualquer forma, é uma ótima época para se deliciar com frutas frescas e com os deliciosos gelatos das gelaterias que estiverem abertas.

Outono – De 21 de Setembro a 20 de Dezembro

InvernoTemperatura MínimaTemperatura MáximaDias de ChuvaDias de Temperatura Negativa
Outubro10º21,1º70
Novembro5,5º14,9º105
Dezembro2,4º10,4º910

O início do outono é uma das épocas do ano mais bonitas em Florença, e na Toscana em geral.

As temperaturas são amenas, as árvores começam a mudar de cor e começa a chover um pouco, não muito. O suficiente para que muita gente vá para os bosques em busca de cogumelos, os famosos funghi porcini. É também a época da colheita das uvas e das azeitonas.

De setembro a meados de novembro você estará bem com uma calça, blusa, jaqueta e um cachecol leve. De meados de novembro em diante prepare-se com roupas mais quentes, uma jaqueta impermeável e, eventualmente, uma segunda pele, além de guarda-chuvas, cachecóis e botas.

Até 31 de outubro ainda é considerado alta temporada, e é uma época ótima para desfrutar do melhor que a culinária Toscana pode oferecer, com produtos frescos de estação como trufas, funghi, vinho novo e castanhas. À partir de 1º de novembro já diminuem as filas em museus, igrejas e demais atrações turísticas e baixam bastante as tarifas dos hotéis, então, se você não tiver medo de frio mas não quiser gastar muito é uma ótima época para visitar a cidade.

Entre novembro e dezembro acontece, na Piazza Santa Croce, meu mercado de Natal preferido, como você pode ver nesse vídeo no meu canal YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.