500 anos sem Da Vinci


Auto retrato de Leonardo Da Vinci

No ano de 2019 celebra-se em todo o mundo os 500 anos da morte de um dos maiores gênios da história da humanidade. Foi em Amboise, na França, no dia 2 de maio de 1519, que morreu, aos 67 anos de idade, Leonardo Da Vinci.


Leonardo Da Vinci era um homem completo do Renascimento.


Inventor, artista e cientista, sua grande intuição e curiosidade quase infantil por tudo que era da natureza e do mundo o levaram, durante toda sua vida, a escrever tratados sobre os mais variados temas, projetar máquinas de guerra, pontes, pintar quadros, esculpir, escrever peças de teatro, realizar a cenografia e dirigir peças, tocar instrumentos musicais, além de realizar projetos de arquitetura e estudar anatomia.


A genialidade desse homem, que continua a ser estudado e admirado após 500 de sua morte, será celebrada por toda a Itália em 2019 em uma série de eventos dedicados a este gênio universal.


Aqui em Florença, cidade onde passou boa parte de sua juventude, onde estudou, trabalhou e viveu, teremos ao longo do ano dois eventos importantíssimos dedicados direta ou indiretamente a ele.


O primeiro é uma mostra no Palazzo Strozzi dedicada a seu mestre, Andrea del Verrocchio, que estará em cartaz diariamente entre 8 de março e 14 de julho, das 10:00 às 20:00 e às quintas-feiras das 10:00 às 23:00. A mostra reúne desenhos, pinturas e esculturas de Verrocchio, e de alguns de seus alunos célebres como o próprio Leonardo, de concorrentes do Verrocchio como Domenico Ghirlandaio e de artistas contemporâneos a esses, como o célebre pintor Botticelli, do escultor Desiderio da Settignano e dos pintores Pietro Perugino e Filippo Lippi.


Outra mostra dedicada a Leonardo, "Leonardo Da Vinci e Firenze" acontecerá no Palazzo Vecchio, entre 29 de março e 24 de junho. Essa mostra trará de Milão páginas selecionadas de um de seus tratados, o Codex Atlantico, que serão expostas na Sala dei Gigli do palácio. A mostra fica aberta diariamente, em março das 9:00 às 19:00 e à partir de abril das 9:00 às 23:00, exceto às quintas feiras, quando o palácio fecha às 14:00, e está incluída no ingresso para visitar o Museu Palazzo Vecchio.


Um percurso sobre Leonardo Da Vinci em Florença não pode deixar de visitar pelo menos um dos dois museus dedicados à sua vida e às suas obras de engenharia presentes na cidade, passar pelos lugares por onde Leonardo viveu e trabalhou, conhecer suas histórias e, obviamente, visitar a Galleria degli Uffizi, onde 3 pinturas de Leonardo Da Vinci estão expostas permanentemente em uma sala dedicada a ele: o "Batismo de Cristo", feito em colaboração com Verrocchio, a "Anunciação", uma obra juvenil e misteriosa de Leonardo e a inacabada e fascinante "Adoração dos Magos", recentemente restaurada.


Quer conhecer mais sobre Florença, Leonardo Da Vinci e muito mais? Entre em contato e reserve seu passeio privativo com a Pomodoro Tours.


#guiabrasileiro #toscana #guidesofitaly #toscanaautentica #sigaessetomate #guianatoscana #italia #viagemeturismo #florença #roteirosdeviagem #dicasdeviagem #roteiropersonalizados #viajar #turismo #firenze #tourguide #pomodorotours #privatetour #guiaemflorença #italiaparabrasileiros #guiabrasileiroemflorença #guia #turismoemflorença #tournatoscana #passeiosnatoscana @pomodorotours

#leonardodavinci


Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481

  • Facebook
  • Instagram