O que é a Toscana? Essa é uma dúvida comum a muita gente, principalmente depois que em 2010, a Globo fez sua novela “Passione”, quase toda encenada aqui, e disse que ela foi rodada na Região da Toscana. A confusão é justamente essa: o que é a Região da Toscana?

Para simplificar, a Região Toscana nada mais é do que um dos estados da Itália. A Itália é dividida em 20 estados diferentes, que em italiano não se chamam estados, mas Regione, ou seja, região.

A Toscana é, então, um desses 20 estados. Um estado com muita história, lindas paisagens, ótimos vinhos e, como todos os lugares da Itália, muita tradição e excelente culinária!

O estado da Toscana é dividido em 10 províncias, ou regiões metropolitanas, algumas delas muito conhecidas por seus produtos típicos ou atrações turísticas famosas no mundo todo. Cada uma dessas províncias é sub-dividida em Comunes, que seriam os nossos municípios.

A Toscana, província a província

Começando do litoral norte e indo em direção Leste, as províncias da Região Toscana são: Massa e Carrara, famosas pelo mármore de Carrara, que é extraído de lá há mais de 2000 anos. É de lá que vem o mármore preferido de Michelangelo e o caríssimo mármore que decora edifícios e casas luxuosas em todo o mundo.

A província de Lucca, onde fica a cidade de mesmo nome, terra natal do compositor clássico Giacomo Puccini, onde acontece todos os anos, durante o verão, um importante festival de música pop e rock com grandes atrações internacionais.

Já na província de Pistoia, na cidade de mesmo nome, fica o monumento aos soldados brasileiros que combateram na Itália na Segunda Guerra Mundial. A cidade é conhecida também por seus viveiros de plantas ornamentais.

A próxima província é Prato, a segunda maior cidade da Toscana, com sua importante indústria têxtil.

Depois de Prato vem Florença (em italiano Firenze), a capital da Toscana na verdade não é uma província, mas uma região Metropolitana com quase um milhão de habitantes, e terra de muita história, cultura e arte.

Foi aqui em Florença que, no século XV nasceu o Renascimento. Por aqui passaram, nasceram e morreram artistas, escritores, intelectuais e políticos famosos no mundo inteiro, como Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Donatello, Maquiavel e Dante Alighieri, entre tantos outros.

Depois de Florença temos a belíssima Arezzo, terra natal de muitos artistas importantes, tanto durante o Renascimento como atualmente. É de lá que vem, por exemplo, o comediante e cineasta italiano Roberto Benigni, que dirigiu a atuou no filme “A Vida é Bela”.

Voltando ao litoral da Toscana, à Oeste do estado, encontramos a Província de Pisa, onde fica a cidade de Pisa e a famosa Torre Inclinada, cartão postal conhecido no mundo inteiro.

Entre as províncias de Pisa, Florença e Arezzo, temos a província de Siena, inimiga histórica de Florença e terra de lindíssimas paisagens e excelentes vinhos, como o Brunello di Montalcino.

Ao sul da província de Siena encontramos a província de Grosseto, conhecida pela vasta extensão de seu território e pelas belas praias da região da Maremma.

A última região da Toscana, também litorânea e coladinha à região de Grosseto, é Livorno, conhecida por seu porto, importante há mais de 5 séculos, e pelo Cacciucco, um delicioso ensopado de peixe.

Agora que você já entendeu o que é a Toscana, que tal explorá-la em um passeio privado com o guia brasileiro da Pomodoro Tours?

6 Comentários

  1. não conheço mas pelas imagens e historias de amigos e filmes estou fascinado,gostava de saber mais tipo um roteiro das melhores e mais belas cidades a vesitar para eu preparar em breve uma visita.

  2. Muito esclarecedor, pois a confusão é generalizada entre os brasileiros que ainda não conhecem a Itália. Estados e capitais no Brasil são diferentes de outros países, mas ocm a sua simplicidade de explicar a gente entende legal. Muito grata pelas explicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.