Apps essenciais para viajar pela Itália


Os smartphones se tornaram itens indispensáveis no nosso dia a dia e no trabalho, e talvez você prefira se desligar um pouco dele nas suas férias, mas cada vez mais as facilidades que eles oferecem nos ajudam também durante nossas viagens. Pensando nisso, criei uma lista dos aplicativos que considero indispensáveis em uma viagem pela Itália.


Nessa lista você não vai encontrar apps de redes sociais, como WhatsApp, Facebook ou Instagram, que você provavelmente já usa e vai continuar utilizando, mas apps que considero mais direcionados para suas necessidades de viagem, mesmo que alguns deles sejam seus velhos conhecidos.


Caso você não queira utilizar seu chip brasileiro na Itália sugiro que compre um chip italiano assim que chegar aqui. Existem várias operadoras diferentes, que variam em preço, atendimento e qualidade. Normalmente eu sugiro aos meus clientes a Wind, que apesar de não ter o melhor sinal é a menos burocrática na hora de comprar um chip, você só precisa apresentar seu passaporte e pagar os €30 por 10Gb que valem por um mês e sai da loja com um chip em menos de 10 minutos. Detalhe importante: não existe mais roaming dentro da União Européia, então caso você compre um chip na Itália consegue utilizar o serviço em outros países da Europa e vice-versa.


Google Maps

Até aqui nenhuma novidade, você provavelmente já usa o Google Maps ou o Waze como GPS quando vai viajar ou quando quer encontrar um endereço novo. Mas o Google Maps é muito mais que isso e pode ser um aplicativo extremamente versátil. Eu uso o Google Maps para tudo, desde encontrar um restaurante na região onde estou, para ligar para o restaurante e fazer uma reserva (reservar restaurantes é indispensável na Itália), até para me mostrar a melhor rota a pé ou de ônibus para um lugar novo, com uma precisão bastante grande do tempo estimado que demora para chegar nos lugares. Sugiro o Google Maps como alternativa ao Waze também caso você alugue um carro e resolva guiar pela Itália, pois o Waze muitas vezes já me sugeriu caminhos absurdos, coisa que o Google Maps raramente faz.


Google Translator

Se você não fala italiano esse aplicativo é também bem importante, principalmente na hora de traduzir um menu em um restaurante. Eu o utilizo muito quando viajo para outros países cuja língua não domino, e gosto muito da função que traduz à partir de uma fotografia, economizando tempo de digitação.


The Fork

Aplicativo que permite reservar restaurantes na região onde você está, e ainda propõe descontos de até 50% em muitos restaurantes.

Veja sempre a avaliação dos usuários para evitar entrar em roubadas, eu sempre escolho restaurantes cuja nota de avaliação dos clientes seja no mínimo 8,5.


Trainline EU

A melhor forma de encontrar, reservar e comprar passagens de trem para viajar pela Itália e pela Europa. Basta escolher o ponto de origem e de destino, além do dia e faixa horária, que o aplicativo compara as principais opções, indicando quais são as mais baratas e mais rápidas, além do número de escalas entre os destinos.

O aplicativo está disponível em português, compara as tarifas da Trenitalia e da Italo e é mais seguro do que utilizar o site da Trenitalia, além de não cobrar nenhuma sobretaxa pelo valor das passagens.


Trenìt!

Se você já comprou sua passagem de trem, agora tem que descobrir à partir de qual plataforma o seu trem parte, se ele está no horário ou atrasado, e o Trenìt! serve exatamente para isso. Esse aplicativo pode ser uma opção ao Trainline até mesmo para adquirir as passagens, mas eu prefiro utilizá-lo somente para controlar as informações que preciso antes ou durante a viagem.


ItTaxi

É impossível pegar um taxi na rua em Florença, a menos que seja em um ponto de taxi, e ainda assim os pontos de taxi são raros na cidade. Os taxis não param quando você faz sinal para eles e na cidade não existe Uber. As únicas maneiras de chamar um taxi são ligando para uma das centrais de taxi da cidade (055 4242 ou 055 4390) ou utilizando esse aplicativo, que pesquisa taxis em todas as centrais e envia o mais próximo, informando ainda o código do taxi e quanto tempo ele vai demorar para chegar.

Em algumas cidades da Itália é possível usar ainda o MyTaxi, bem semelhante ao ItTaxi.


TripIt

Eu adorava o Google Trips, o organizador de viagens do Google que vasculhava meu Gmail e encontrava reservas de voos, hotéis, aluguel de carros e tudo mais, mas infelizmente o Google resolveu descontinuar o aplicativo e tive que apelar para o TripIt, que tem a versão grátis e paga. A versão grátis já funciona bem para rastrear seu email e encontrar as reservas, a Pro, que custa € 48,99 por ano (acho caro, é só para quem viaja profissionalmente) monitora ainda outros aspectos dos seus voos e da sua viagem.

Mesmo sendo limitada, acho bem interessante ter a versão gratuita como um lugar que concentra todas suas reservas, vouchers de hotel, número de voo e todas as informações úteis em um único aplicativo, ao invés de ficar procurando nos emails cada vez que você precisa dessas informações.


Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481

  • Facebook
  • Instagram