• Gustavo Gaiarsa

As delícias da primavera

Embora nesse ano de 2018 o inverno resista em ir embora, oficialmente a primavera no hemisfério norte começou no dia 20 de março. Nesses primeiros dias da bella stagione, as temperaturas continuam bem baixas (quando escrevo, 21 de março, as temperaturas em Florença oscilam entre 2º e 8º, com sensação térmica no momento de 1º), mas a chuva já foi embora e os dias começam a ficar mais bonitos.


O clima na Itália pode variar, de acordo com a região, entre continental, no norte da Itália e mediterrâneo, de Florença para baixo. Isso faz com que tenhamos as estações do ano bem definidas na maior parte do país e, como consequência, tenhamos frutas e legumes que são típicos de determinada época do ano. Para saber mais sobre o clima em Florença leia esse artigo que escrevi uns tempos atrás.


A dieta mediterrânea é justamente baseada nessa sazonalidade e, ao aliar frutas e legumes próprios de cada estação do ano ao consumo moderado de azeite extra-virgem e vinho, é uma das dietas mais saudáveis e saborosas do mundo. Não é para menos que a população italiana é considerada entre as mais longevas e sanas do mundo.

A primavera leva aos mercados produtos e sabores que esperamos muitos meses para reencontrar, e consumir os produtos típicos de cada estação é garantia de encontrar sabores únicos e frescos a bons preços.


Os maravilhosos morangos da Sicília começaram a surgir nos mercados esses dias, enquanto aqueles cultivados na Toscana devem surgir somente em abril.


Entre as frutas toscanas, em maio começarão a aparecer os abricós frescos, as cerejas que minha esposa fica esperando o ano inteiro e o saborosíssimos pêssegos, em diversas variedades, formatos e tamanhos. Já em junho, no final da primavera e início do verão, teremos entre as frutas toscanas as maçãs, figos, peras, ameixas, melancias e os dulcíssimos melões, que serão servidos em tantos restaurantes acompanhados do salgado presunto cru toscano DOP.


Entre os legumes, até final de abril ainda é tempo de apreciar as alcachofras, endívias e erva-doce. Entre maio e junho teremos os aspargos frescos, além do pepino, que estará presente nos aperitivos até o final de setembro.


Portanto, se vier à Florença e à Toscana durante a primavera, aproveite para se deliciar com as frutas e verduras da estação, tendo sempre a atenção de ter certeza que são produtos locais, mais saborosos e baratos que os produtos importados.


E não esqueça de entrar em contato para reservar seu passeio privativo comigo!


Boa viagem e bom apetite!


#guiabrasileiro #toscana #toscanaautentica #sigaessetomate #guianatoscana #italia #viagemeturismo #florença #roteirosdeviagem #dicasdeviagem #roteiropersonalizados #viajar #turismo #firenze #tourguide #pomodorotours #privatetour #guiaemflorença #guiabrasileiroemflorença #guia #turismoemflorença #tournatoscana #passeiosnatoscana @pomodorotours



Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481