• Gustavo Gaiarsa

Brunello: o rei dos vinhos toscanos


Brunello em italiano quer dizer "moreninho". É por esse apelido, que faz referência à cor da variedade local da uva Sangiovese e do vinho feito à partir dela, que o vinho mais importante de Montalcino ficou conhecido.


Embora Montalcino seja reconhecida há muitos séculos pela qualidade de seus vinhos, o Brunello di Montalcino DOCG é um vinho razoavelmente recente na história da enologia italiana. O vinho como conhecemos hoje é uma "invenção" de um farmaceutico da cidade, Clemente Santi, que apresentou pela primeira vez um vinho feito 100% à partir de uvas Sangiovese e envelhecido em barris de carvalho em uma exposição na Toscana em 1852.


Em 1869 o nome Brunello aparece pela primeira vez na literatura especializada, referindo-se o vinho com o qual Clemente Santi havia sido premiado em uma feira agrícola em Montepulciano em 1865. Ao longo das próximas décadas o vinho permanecerá restrito ao mercado local, sendo produzido em pequena quantidade, tanto que em 1902 havia somente 3 produtores de Brunello em Montalcino, Ferruccio Biondi Santi, Raffaello e Carlo Padellett.


O início do século XX foi duro com a produção de vinhos na Europa, e as duas Guerras Mundiais com certeza não colaboraram com isso, tanto que o Brunello só começa a se tornar conhecido na Itália e no resto do mundo após a década de 1950.


Em 1966 é fundado o consórcio dos produtores do vinho Brunello di Montalcino, incialmente dentro da categoria DOC (Denominação de Origem Controlada), então com não mais de 20 produtores. O vinho só se torna famoso mundialmente graças ao aumento da produção e à esforços de marketing nos anos 1980, quando as primeiras vinícolas da cidade começam a se preparar para receber visitantes e o vinho passa a ser DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Desde então o Brunello di Montalcino é reconhecido mundialmente como um dos melhores vinhos italianos e, ao lado do Barolo, é um dos vinhos de maior longevidade, podendo ser guardado por até 30 anos, dependendo da safra e das condições de armazenamento.


O Brunello di Montalcino é, de acordo com o rígido disciplinar de produção, um vinho de cor vermelho rubi intensa, com aromas intensos que lembram gerânio, cereja e especiarias, sabor seco, quente, um pouco tânico, robusto, harmonioso e persistente. O vinho deve ser produzido somente com uvas Sangiovese plantadas no território de Montalcino, onde também deve ser vinificado e engarrafado.


O disciplinar estabelece ainda que o vinho só pode ser vendido à partir do dia 1º de janeiro do quinto ano após a colheita, pois deve envelhecer por pelo menos 2 anos em barris de carvalho e pelo menos por 4 meses na garrafa, mas como com esse tempo a conta "não fecha", as vinícolas costumam envelhecê-lo por 3 anos em carvalho e um ano na garrafa, completando assim o quinto ano, já que a colheita vai de setembro a outubro e a vinificação demora ao redor de 3 meses. Para o Brunello di Montalcino Riserva, realizado com uma seleção das melhores uvas da safra, o disciplinar estabelece que o vinho deve envelhecer em carvalho por um ano a mais.


Atualmente há em Montalcino aproximadamente 250 vinícolas que produzem o Brunello di Montalcino DOCG. Todas elas estão sujeitas às regras e à análise anual organoléptica e química de seus vinhos, que se não seguirem rigidamente as regras do consórcio, ou se fizerem qualquer tipo de adulteração não permitida em seu vinho, são sumariamente desclassificadas e não podem mais vender seus vinhos como Brunello.


Abaixo você encontra uma tabela que classifica de uma a 5 estrelas as safras de Brunello di Montalcino desde o ano 2000 até 2015. As safras entre 4 e 5 estrelas costumam dar vinhos mais longevos, que podem ser guardados por 20 ou 30 anos, enquanto as safras abaixo disso, como 2014, por exemplo, dão vinhos mais prontos para o consumo imediato.


2000 ***

2001 ****

2002 **

2003 ****

2004 *****

2005 ****

2006 *****

2007 *****

2008 ****

2009 ****

2010 *****

2011 ****

2012 *****

2013 ****

2014 ***

2015 *****


Quer conhecer o território onde é feito esse espetacular vinho e degustá-lo na sua terra natal?Entre em contato e marque seu passeio a Montalcino e ao Val d'Orcia.


Saúde!


#guiabrasileiro #toscana #guidesofitaly #toscanaautentica #sigaessetomate #guianatoscana #italia #viagemeturismo #dicasdeviagem #privatetour #italiaparabrasileiros #luxurytravel #tournatoscana #passeiosnatoscana #winetour #montalcino #brunellodimontalcino #valdorcia #degustacaodevinho #winetasting

Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481

  • Facebook
  • Instagram