• Gustavo Gaiarsa

Formula 1 em Florença!

Por essa ninguém esperava!


O prefeito de Florença, Dario Nardella, anunciou nesta sexta-feira, 10 de julho, que em 13 de setembro de 2020 a Cidade Metropolitana de Florença vai ser palco pela primeira vez na história de uma corrida de Formula 1!



A corrida acontecerá no Autódromo de Mugello, cidade que pertence à região metropolitana de Florença, será a segunda corrida da temporada na Itália (a primeira será no autódromo de Monza uma semana antes). O autódromo de Mugello é conhecido pelas corridas do Grande Prêmio Italiano de Moto GP, é de propriedade da Ferrari, que o utiliza como pista de testes. A Scuderia Ferrari, aliás, tem muito o que comemorar, pois a corrida em Mugello será a milésima corrida de Formula 1 da Ferrari, que comemorará em casa essa conquista.


O autódromo foi construído entre 1972 e 1974 sob iniciativa do Automobile Club de Florença para substituir um circuito de rua que havia se tornado muito perigoso. Em 1988 foi comprado pela Ferrari que modernizou sua infra-estrutura mantendo o traçado original. Em 2011 o circuito foi novamente modernizado e no ano seguinte foi palco da temporada de testes de todas as equipes de Formula 1.


A região de Mugello, ao norte de Florença, é conhecida por suas belezas naturais, pela altíssima qualidade de sua culinária (o tortello mugellano, recheado de batatas é super tradicional e delicioso), pequenas cidades históricas e como a terra de origem da família Medici, poderosos banqueiros, políticos e mecenas que governaram Florença entre 1434 e 1737 e que tiveram um papel fundamental no Renascimento italiano.


O autódromo fica em uma belíssima e minúscula cidade chamada Scarperia, que é conhecida pela extrema qualidade e beleza das facas realizadas pelos artesãos locais e pelo Palazzo dei Vicari, palácio medieval que é sede da prefeitura e de um museu dedicado à cutelaria.


Espera-se que o circo da Formula 1 traga um novo impulso para o turismo da região, principalmente em Florença, que foi duramente atingida pela pandemia de Covid-19 e ainda não conseguiu se recuperar apesar da reabertura para os turistas europeus.


Foto: Pixabay


Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481

  • Facebook
  • Instagram