Meus gelatos preferidos em Florença


Florença é a terra do gelato. Diz a lenda que essa delícia teria sido inventada aqui pelo arquiteto Bernardo Buontalenti, no final do século XVI ou no início do século XVII, que preparou a iguaria para o casamento de Maria de Medici com o rei da França Henrique IV. É difícil saber se é verdade ou não, muitas receitas ditas "originais" tem na verdade suas origens perdidas no tempo, mas fato é que aqui os gelatos são, até hoje, a estrela do tórrido verão italiano.


Há centenas de gelaterias espalhadas pela cidade, e saber quais são realmente as boas opções da cidade requer ajuda de alguém que as conheça. Pensando nisso elaborei esse post com as minhas gelateria preferidas da cidade.


Dicas para escolher sua gelateria e seu gelato, se não estiverem na minha lista:


• Procure sempre uma placa escrito "gelateria artigianale" ou "gelato artigianale", que quer dizer que o gelato é artesanal, e não industrializado;

• Se na vitrine houver uma montanha de gelato, fuja. É gelato industrializado;

• Se o gelato tiver cores muito intensas é possível que seja por adição de corantes. Procure outra gelateria;

• Prefira sempre gelaterias onde o gelato esteja abaixo do nível do recipiente onde ele está, ou até mesmo tampado, é garantia que não há conservantes no gelato;

• Normalmente você pode escolher entre copinho (coppetta) e casquinha (cono), e o tamanho de cada um, que muda a quantidade de sabores e preço;

• Vá com calma, é melhor escolher um gelato pequeno e degustar mais gelatos em outros lugares que escolher logo um grande e correr o risco de se decepcionar;

• Não caia na mesmice, escolha um sabor exótico ou de alguma fruta da estação;

• Os horários de abertura das gelaterias referem-se ao horário de funcionamento durante a temporada (que vai da Páscoa a 31 de outubro), nos meses de baixa temporada os horários podem variar ou as gelaterias podem estar fechadas para férias (geralmente entre dezembro e fevereiro).


Gelateria alla Carraia

Com duas unidades na cidade, a primeira às margens do Rio Arno, ao lado da Ponte alla Carraia, e a segunda na Via de' Benci, região de Santa Croce, essa gelateria fundada em 1990 trabalha sempre com ingredientes de primeira qualidade para fazer um gelato cremoso e leve.

Meu sabor preferido: Delizia Carraia - Chocolate branco com creme de pistache.

Aberta todos os dias das 11:00 à meia-noite em dois endereços:

Piazza Nazario Sauro 25/r - Florença

Via de Benci 24/r - Florença


Gelateria Pitti

Pequena e pouco conhecida na cidade, essa excelente gelateria artesanal fica pertíssimo do Palazzo Pitti. Destaque para os sabores de frutas da estação, que se não estiverem ao gosto do proprietário, não são feitos.

Via dei Pitti 2 - Florença


RivaReno

Faz parte de uma rede de gelaterias fundada em Bolonha, mas cada unidade faz o próprio gelato seguindo as receitas da matriz, sempre com ingredientes selecionados de primeira qualidade. A unidade de Florença fica perto da Piazza San Pierino, uma das praças mais simpáticas da cidade.

Meu sabor preferido: Contessa - feito com pasta de amêndoas sicilianas, avelãs do Piemonte e amêndoas caramelizadas.

Aberta todos os dias do meio-dia à meia-noite:

Borgo degli Albizi 46/r - Florença


La Strega Nocciola

"A Bruxa Avelã" é o nome dessa nova rede de gelaterias Made in Florence que já chegou sendo considerada pelos usuários do TripAdvisor a melhor de Florença. Destaque para os sabores com avelã, a tal da nocciola.

Aberta todos os dias das 11:30 às 22:00 em dois endereços:

Via de' Bardi 51/r (Ponte Vecchio) - Florença

Via Ricasoli 16/r (Duomo) - Florença


Edoardo, il Gelato Biologico

Todos os gelatos são feitos com ingredientes orgânicos, sem conservantes, colorantes ou aditivos. As casquinhas também são feitas por eles. Atenção: por não conter conservantes o gelato derrete mais rápido do que você imagina, prefira um copinho pequeno. Confesso que, por conta de derreter muito rápido, a primeira vez que tomei esse gelato não fiquei impressionado, mas dei uma segunda chance e hoje está entre meus preferidos na cidade.

Aberta todos os dias das 9:30 às 23:30, pertinho do Duomo:

Piazza del Duomo 45 - Florença


Perché No!

Fundada em 1939, essa gelateria fica pertinho da Piazza della Signoria (Palazzo Vecchio) e utiliza somente produtos naturais selecionados. Destaque para os sabores Zuppa Inglese (disponível às segundas-feiras) e Gengibre (disponível às quartas-feiras).

Aberta todos os dias do meio-dia às 23:30:

Via dei Tavolini 19/r - Florença


Gelateria Santa Trinità

Outra ótima gelateria localizada no final de uma ponte, às margens do Rio Arno, a Santa Trinità oferece durante o verão até 40 sabores diferentes de gelato. Os destaques são os sabores mais exóticos, como o de gergelim negro (importado do Japão) ou para os gelatos de frutas frescas.

Aberta todos os dias das 11:00 à meia-noite:

Piazza Frescobaldi 12/r (Ponte Santa Trinità) - Florença


Gelateria dei Neri

Quando eu cheguei em Florença essa era minha gelateria preferida. De uns tempos pra cá acho o gelato deles um pouco pesado, mas vale à pena, principalmente para os chocólatras, pois a quantidade de sabores à base de diferentes tipos de chocolate é bem grande.

Aberta de terça à domingo (fecha às segundas), das 10:30 à meia-noite:

Via de' Neri 9 - Florença


Gelateria de' Medici

Originalmente essa gelateria tinha somente uma unidade em um bairro residencial de Florença, e já era considerada uma das melhores da cidade. Há alguns anos abriu uma filial na zona da Piazza Beccaria, perto de Santa Croce, e continua fazendo um gelato excepcional, além de apetitosas frutas recheadas de gelato e doces de dar água na boca. Em tempo, o nome se apropria do sobrenome da família que governou Florença durante 303 anos, mas nada tem a ver com eles, já que a família Medici se extinguiu em 1743.

Aberta de terça à domingo (fecha às segundas) das 9:30 à 1:00 da manhã:

Piazza Beccaria 7/r (Santa Croce) - Florença

Viale dello Statuto 3/r (fora do Centro) - Florença


Gelateria della Passera

A mais escondida entre todas as gelaterias das quais falei talvez seja a melhor delas. Essa minúscula gelateria fica na Piazza della Passera, a poucos minutos do Palazzo Pitti, e é uma das únicas 3 gelaterias recomendadas pela respeitável publicação Gambero Rosso em Florença.

Meu sabor preferido: Crema ai 7 profumi - uma exótica mistura de canela, anis, cravo, baunilha bourbon e raspas de laranja e limão siciliano.

Aberta todos os dias do meio-dia às 20:30:

Via Toscanella 15/r - Florença


#guiabrasileiro #toscana #guidesofitaly #toscanaautentica #sigaessetomate #guianatoscana #italia #viagemeturismo #florença #dicasdeviagem #viajar #turismo #firenze #tourguide #pomodorotours #privatetour #guiaemflorença #italiaparabrasileiros #luxurytravel #guiabrasileiroemflorença #guia #turismoemflorença #tournatoscana #walkingtour #passeiosnatoscana #florençacomguia #florençaparabrasileiros #gelato #gelaterie @pomodorotours

Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481

  • Facebook
  • Instagram