• Gustavo Gaiarsa

Minhas Pizzas Preferidas em Florença

Atualizado em 28/02/2020

Pizza na Itália é coisa séria. Existem diversos tipos diferentes, desde a tradicional napolitana, com massa grossa e macia nas bordas, que vai ficando fininha no centro, à romana - crocante - e a ligure, com massa sempre alta e macia. Meu tipo preferido é a napolitana, então já sabe, todas as dicas que vou dar aqui são sobre esse tipo de pizza. O importante em qualquer pizza é sempre que os ingredientes sejam frescos e de qualidade, não só do recheio, mas da massa em si, porque sim, a massa tem que ter sabor. Sobre o recheio, os italianos dizem, e eu concordo, que não pode levar mais do que 4 ou 5 ingredientes, senão não se sente o gosto de nada.

Então chega de papo e vamos às minhas "pizzerie" preferidas de Florença, sem ordem de preferência.

Pizza'Agnolo

Via dell'Agnolo, 105/107R - Florença - Itália

Fazia parte de uma pequena rede de pizzarias com 7 unidades, que apostam em alta qualidade, poucos ingredientes - todos de boa procedência - e forno à lenha, a Pizzaman. Saiu da franquia recentemente mas manteve a alta qualidade. O cardápio tem poucas opções, e na maior parte bem tradicionais, mas aposta também nas pizzas do dia, com ingredientes diferentões e de estação, como trufas, vegetais da época e cogumelos porcini, por exemplo. Minha pizza preferida de lá, que é a da foto que ilustra esse post, é a Napoli, que leva molho de tomate, mozzarella, anchovas, alcaparras e manjericão. Salgadinha e deliciosa. As pizzas são baratas (Margherita €6, Napoli €7) e individuais. Para acompanhar peça uma das cervejas artesanais do cardápio, porque na Itália não se bebe vinho com pizza, se bebe cerveja. Não deixe de provar o Panuozzo, um sanduíche de massa de pizza recheado de rúcola, tomate, mozzarella e burrata, coberto de um pouco de queijo parmesão e azeite na saída.

A'Puteca

Via Gioberti 170 - Florença - Itália - Fone: +39 055 2025712

Pizzeria que abriu recentemente na área da Via Gioberti, a poucos minutos a pé da região de Santa Croce no centro histórico, o forno à lenha aqui é comandado por Carmine, pizzaiolo experiente que já trabalhou em outras conhecidas pizzerias da cidade, como Il Pizzaiuolo e Vicolo del Carmine. As pizzas são feitas com a massa típica napolitana, fermentada por muitas horas, e ingredientes de primeira qualidade.


Che Ti Garba

Borgo La Croce 87/r - Florença - Itália - Fone: +39 055 2480831

O nome dessa pizzeria quer dizer, em dialeto toscano, "do que você gosta". Além das pizzas de massa napolitana com ingredientes de qualidade, assadas no forno a lenha, a casa oferece carnes, com destaque para os galetos, que apesar do nome são enormes e deliciosos. Fica em uma rua movimentada na região ode Santa Croce e frequentemente não e necessário reservar. Há também opções de pizza com massa integral e sem glúten.


Da Gherardo

Borgo San Frediano 57 - Florença - Itália - Fone: +39 055 282921

A região de San Frediano é um dos bairros mais charmosos e movimentados do Oltrarno, região da cidade que fica ao sul do Rio Arno. Essa pequena pizzeria com forno à lenha e massa napolitana, que descobri recentemente graças à uma dica de uma amiga, já virou uma das minhas preferidas na cidade. O único problema é que o local é muito pequeno e não aceita reservas, portanto se quiser se deliciar com uma de suas redondas é bom chegar cedo, preferencialmente às 19:30.


Le Follie di Romualdo

Vi San Niccolò 39/R - Florença - Itália - Fone: +39 055 4931923

Nem tente ir sem ter feito reserva, a casa é reconhecida por muitas respeitáveis publicações culinárias italianas não só como a melhor pizza de Florença, mas uma das melhores da Itália. Tanto que eles contam com um segundo endereço, no jardim do luxuoso hotel 5 estrelas Four Seasons de Florença. Desnecessário dizer que a massa é napolitana, assada no forno a lenha e com ingredientes de primeira qualidade. Preços um pouco acima da média também, mas nada exorbitante.


Il Pizzaiuolo

Via de'Macci 113/r - Florença - Itália - Fone: +39 055 241171

A pequena Il Pizzaiuolo, na região de Sant'Ambrogio, no centro histórico de Florença, foi a primeira pizzeria napolitana de Florença, e segundo muita gente continua sendo a melhor. Tanto que é impossível conseguir uma mesa sem reservar. A casa aposta no forno à lenha e em uma variedade um pouco maior de recheios, sempre com ingredientes de qualidade e procedência garantidas.Além de pizzeria, Il Pizzaiuolo é também uma Osteria com especialidades típicas napolitanas. Tá bom, estamos em Florença, não em Nápoles, mas se você não tiver a oportunidade de ir ao Sul da Itália aqui é um bom lugar para entender as diferenças regionais dessas duas culinárias deliciosas. Qual a melhor pizza deles? Bom...eu sempre peço a Napoli, em qualquer pizzeria, então é nela que eu aposto.

'O Munaciello

Via Maffia 31/R - Florença - Itália - Fone: +39 055 287198

Essa pizzeria, perto da simpaticíssima Piazza Santo Spirito e um pouco escondida, é considerada entre as melhores de Florença até pelo guia Gambero Rosso (o guia de gastronomia mais importante da Itália). Aqui é impossível comer se não tiver reservado e a casa, como muitas outras na Itália, funciona em 2 turnos, o primeiro das 19:00 às 20:30 e o segundo das 20:30 às 22:00.As pizzas são um pouco mais caras do que a média, mas a qualidade e o ambiente, decorado como um típico restaurante napolitano, fazem valer cada centavo.Grande novidade da casa é a pizza com massa com carvão ativo, que faz com que a massa fique negra e mais facilmente digerível, sem alterar o sabor da pizza. Às quartas-feiras a casa tem música ao vivo, com um tenor interpretando clássicos da música napolitana. A casa fez tanto sucesso que recentemente abriu uma filial em Miami.


L'Antica Pizzeria Da Michele Piazza del Mercato Centrale 22/r - Florença - Itália - Fone:+39 392 3506966

Confesso que relutei um pouco em colocar essa pizzeria na minha lista, mas devido à tradição e história de sua matriz, em Nápoles, não poderia deixar de escrever sobre ela. Faz parte de uma nova franquia que está se espalhando pelo mundo, atualmente com restaurantes em Roma, Florença, Milão, Barcelona, Londres e Tóquio. A matriz de Nápoles, que faz a que é provavelmente a melhor pizza que já comi na vida, foi fundada em 1870 e é aquela pizzeria onde a Julia Roberts come em "Comer, Rezar e Amar". A filial de Florença deixa um pouco a desejar, o atendimento é confuso, demorado e espera-se horas por uma mesa, mas a qualidade da pizza faz valer à pena a espera.

Bom, essas são as pizzerias que frequento e recomendo em Florença, tenha sempre em mente que nos finais de semana algumas delas podem estar bem cheias e o serviço pode ser um pouco lento. Existe uma outra pizzeria que eu frequentava em Florença, até o dia em que fui enganado pela funcionária do caixa, que me cobrou uma conta absurda e se recusou a fazer uma nota fiscal - é a Pizzeria O'Vesuvio - e que recomendo que você evite como o diabo evita a cruz.

Bom apetite e volte sempre!

#guiabrasileiro #toscana #sigaessetomate #guianatoscana #italia #viagemeturismo #florença #firenze #tourguide #pomodorotours #privatetour @pomodorotours #pizza #dicas #viagem

Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481