• Gustavo Gaiarsa

Mozart e Música Clássica em Florença


Retrato de Wolfgang Amadeus Mozart, por Barbara Krafft

No final do ano de 1769, o jovem compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, então com 14 anos de idade, viajava com seu pai, o também músico Leopold Mozart, pelas mais importantes cidades italiana à procura de um local onde o jovem Amadeus pudesse aperfeiçoar sua arte e ter um emprego estável.


No dia 2 de abril de 1770, em Florença, Leopold consegue que seu filho Amadeus, junto ao violinista florentino Pietro Nardini, façam um concerto privado para o então grão-duque da Toscana Pedro Leopoldo, da dinastia Habsburgo-Lorena, que anos depois, em 1790, seria coroado sacro-imperador Romano Germânico com o nome de Imperador Leopoldo II. O concerto aconteceu na residência de verão do grão-duque em Florença, a Villa di Poggio Imperiale, mas infelizmente não obteve o resultado esperado por seu pai e Amadeus não se estabelece em definitivo em Florença, como pretendia Leopold.


Ainda que para o jovem Amadeus sua visita à cidade não tenha sido tão frutífera, Florença teve um papel fundamental na história da música clássica. Foi em Florença que, alguns anos antes naquele mesmo século, foi inventado o piano, pelo construtor de instrumentos musicais Bartolomeo Cristofori, que trabalhou entre 1692 e 1711 na corte do grão-príncipe Ferdinando de' Medici.


Até hoje a cidade tem uma belíssima coleção de instrumentos musicais, incluindo alguns instrumentos que pertenceram aos grão-duques das dinastias Medici e Habsburgo-Lorena, além de pianos construídos por Cristofori, que pertencem ao conservatório Luigi Cherubini e estão expostas na Galleria dell'Accademia.


Apesar de não ter tido a sorte de ter o jovem Mozart como seu residente permanente, Florença nunca ficou para trás no que tange a música clássica.


Atualmente temos na cidade o moderno Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, palco de óperas, concertos clássicos e balés durante a temporada, que em 2019 inicia no dia 2 de maio (data que celebra os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci) com um concerto não no próprio teatro, mas na Loggia dei Lanzi, na Piazza della Signoria, com um espetáculo coral sobre textos de Leonardo Da Vinci.


Além disso, o Maggio Musicale Fiorentino terá nesse ano uma rica programação, muitas vezes regida pelo maestro e diretor honorário vitalício do teatro, Zubin Mehta. Para maiores informações sobre a programação do teatro dê uma olhada nesse link (em inglês).


Quer conhecer a coleção de instrumentos musicais dos grão-duques e muito mais? Entre em contato e marque um passeio comigo.


#guiabrasileiro #toscana #guidesofitaly #toscanaautentica #sigaessetomate #guianatoscana #italia #viagemeturismo #florença #roteirosdeviagem #dicasdeviagem #roteiropersonalizados #viajar #turismo #firenze #tourguide #pomodorotours #privatetour #guiaemflorença #italiaparabrasileiros #guiabrasileiroemflorença #guia #turismoemflorença #tournatoscana #passeiosnatoscana @pomodorotours

#mozart #musicaclassica #galleriadellaccademia #conservatorioluigicherubini #maggiomusicalefiorentino


Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481

  • Facebook
  • Instagram