• Gustavo Gaiarsa

O que fazer em Florença em dezembro

Apesar de não ser mais verão faz tempo, dezembro é um mês com uma riquíssima programação em Florença, graças aos eventos de Natal e Ano Novo. Agasalhe-se bem e curta o que a cidade tem a oferecer de melhor nesse período.


As atrações na cidade, em qualquer época, são tantas, e para conhece-las melhor sugiro dar uma olhada nesse post e na sessão "Passeios" do meu site.


Confira abaixo um pouco do que você pode ver e fazer na cidade nesse mês.


Decoração de Natal

A partir de 8 de dezembro cidade fica toda enfeitada para receber o Natal. Uma das mais enfeitadas é a Via Tornabuoni, rua do comércio de luxo da cidade onde se concentram as principais grifes internacionais, que já tinha queimado a largada e antecipado sua belíssima decoração. A foto à esquerda é justamente da decoração de Natal dessa rua, perto da Ponte Santa Trinita.


Outras ruas onde a decoração de Natal é um destaque são a Via dei Calzaiuoli, que liga a Piazza Duomo à Piazza della Signoria.Na Piazza Duomo uma belíssima árvore de Natal e o presépio foram montados, e no meio do caminho, na Piazza della Repubblica, há uma árvore de Natal mais moderna, realizada com diversas fotografias da Terra pelo artista plástico contemporâneo Michelangelo Pistoletto, que passa uma mensagem ecológica de conservação ambiental e fraternidade.


Um pouco fora do centro, na região leste da cidade, a Via Gioberti, conhecida pelo rico comércio local com mais de 100 lojas de rua, também merece destaque pela decoração e por ficar fechada ao tráfego aos fins-de-semana de dezembro, quando as lojas estarão abertas para as compras de Natal.


F-Light Festival

Evento já recorrente no calendário da cidade, o F-Light é uma iniciativa que ilumina com projeções diversos monumentos da cidade, entre o Ponte Vecchio e o Palazzo Vecchio, por exemplo, sempre de forma muito colorida e eventualmente com projeções mapeadas. Dessa vez, o evento comemora os 50 anos do desembarque do homem na lua, com projeções e eventos em vários pontos da cidade. Para ver a programação completa visite este site (em inglês).


Feirinhas de Natal

As feirinhas de Natal também são imperdíveis, são um ótimo lugar para comprar souvenires, presentes ou para comer algo diferente. A minha preferida é a Feira de Natal de Santa Croce, que fica aberta até o dia 22 de dezembro das 10:00 à meia-noite na Piazza Santa Croce. É uma feira de Natal alemã, então há produtos e alimentos do norte da Europa, principalmente da Alemanha, mas não só. Um ótimo lugar para experimentar um goulash polonês, um joelho de porco assado alemão, um strudel de maçã ou um vinho quente para fugir do frio.


Museus

Já que a cidade é conhecida pela sua gigantesca riqueza e acervo artístico não dá pra não falar de museus, né? Embora os museus não abram no 25 de dezembro nem no 1º de janeiro, foram criados horários e aberturas extraordinárias dos principais museus para compensar isso.


Tanto a Galleria dell'Accademia, onde fica o Davi de Michelangelo, como a Galeria degli Uffizi estarão abertas na segunda-feira, 30 de dezembro e na segunda-feira 06 de janeiro, dia que normalmente esses museus não abrem, das 8:15 às 18:50, com última entrada às 17:45. Além disso, Galleria degli Uffizi vai estender seu horário de funcionamento até as 20:50 nos sábados 28 de dezembro, 4 de janeiro e na quinta 2 de janeiro.


O único museu que abrirá no dia 1º de janeiro será os Jardins de Boboli, que ficará aberto das 10 às 16:30, com última entrada às 15:30.


Exposições

Dia 15 de dezembro é o último dia para ver a belíssima exposição sobre A Botânica de Leonardo (Da Vinci) no museu de Santa Maria Novella.


O Palazzo Strozzi abriga, até dia 12 de janeiro, a exposição sobre a pintora russa Natalia Goncharova, contemporânea de Picasso e Matisse e Gauguin.


Até o dia 1º de março a igreja desconsagrada e Santo Stefano in Ponte abriga a mostra multimídia sobre o pintor René Magritte.


Música

Dias 14 e 15 de dezembro acontece em Florença e em cidades da região metropolitana 50 eventos de música que fazem parte do festival String City, dedicada à música com instrumentos de cordas. Todos os eventos são gratuitos, mas sujeitos à lotação dos locais, portanto é importante chegar cedo ou reservar. Para a programação completa dê uma olhada nesse link.


Na noite de réveillon haverá diversos eventos nas praças da cidade, com a programação ainda não divulgada, o que se sabe até o momento é que a Piazza della Signoria será dedicada à dança e acrobacias, a Piazza Poggi terá jogos de luzes e dança, a Piazza Santissima Annunziata abrigará entretenimento para toda a família, a Piazza San Lorenzo abrigará bandas de jazz, haverá também uma banda itinerante na região de Oltrarno, onde a Piazza del Carmine terá concertos de música pop. Já a Piazza della Repubblica abrigará o rock, e a Piazza Dalmazia, fora do centro, música popular. Haverá diversos eventos também nas "loggia" da cidade, como a do Porcellino e del Pesce (Piazza dei Ciompi).


Patinação no Gelo

Há duas pistas na cidade para quem quer se arriscar sobre as lâminas dos patins no gelo, a primeira fica no Firenze Winter Park, perto do pavilhão de espetáculos Tuscany Hall.


A novidade é o Florence Ice Village, a pista da Piazza Oriana Fallacci, ao lado da Fortezza da Basso, construída pela primeira vez esse ano e que é a pista de patinação no gelo mais longa da Europa, dando uma volta no lago da praça. É lá também que fica a casa do Papai Noel.


Restaurantes e Serviços

Muita coisa fecha para o Natal e no dia 1º de janeiro, até mesmo muitos restaurantes, por conta disso é importante se informar e reservar um lugar para o almoço e jantar do dia 25 de dezembro (dia 24 não é muito celebrado por aqui), para a ceia da noite de Ano Novo e para o dia 1º de janeiro. Caso você chegue à cidade em um desses dias peça ao concierge do seu hotel para indicar algum lugar que ainda tenha vagas.


Boas festas, Feliz Natal e um ótimo 2020!


#guiabrasileiro #toscana #guidesofitaly #toscanaautentica #sigaessetomate #guianatoscana #italia #viagemeturismo #florença #dicasdeviagem #viajar #turismo #firenze #tourguide #pomodorotours #privatetour #guiaemflorença #italiaparabrasileiros #luxurytravel #guiabrasileiroemflorença #guia #turismoemflorença #tournatoscana #walkingtour #passeiosnatoscana #florençacomguia #florençaparabrasileiros @pomodorotours


Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481