Obrigado Anna Maria Luisa!

Dia 18 de fevereiro se comemora em Florença o Dia de Anna Maria Luisa de Medici, a última representante da histórica e poderosa dinastia florentina, que morreu justamente nesse dia no ano de 1743.


Mas quem foi essa mulher, e por que ela merece ser celebrada todos os anos na capital da Toscana?


Para entender Anna Maria Luisa, temos que entender a importância da família Medici. Os Medici foram uma poderosíssima família que, à partir do Renascimento, governaram a cidade, e depois o ducado e grão-ducado da Toscana, por pouco mais de 300 anos.


Foram, além de grandes políticos, colecionadores e mecenas tendo, durante toda a história da família, incentivado e encomendado obras a artistas do porte de Donatello, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Botticelli entre tantos outros.


Grande expoente histórico da família, além do patriarca histórico do ramo principal Cosimo o Velho, foi o neto de Cosimo e mecenas Lorenzo o Magnífico, responsável, entre outras coisas, por restabelecer a paz na península itálica no século XV e por descobrir e incentivar o talento do jovem Michelangelo.


Do patriarca Cosimo o Velho ao crepúsculo da família com Anna Maria Luisa, passaram-se 303 anos.


Durante todos esses séculos alternaram-se épocas de aclamação popular da família a pelo menos duas épocas em que a família foi expulsa da cidade. Sucedeu-se o governo não-oficial de Cosimo o Velho e Lorenzo o Magnífico, o ducado de Cosimo I no século XVI, e grão-ducado de seus sucessores, à partir de seu filho Francisco I até Gian Gastone, irmão de Anna Maria Luisa, no século XVIII.


Anna Maria Luisa de Medici era filha de Cosimo III, o grão-duque que governou a Toscana por incríveis 53 anos, e que foi muito contestado durante seu reinado por medidas impopulares, conservadoras, retrógradas e opresivas.


Ela teve dois irmãos, o primogênito e primeiro na linhagem de sucessão, foi o grão-príncipe Ferdinando, um grande amante da música, do teatro e da vida noturna que morreu de sífilis 10 anos antes da morte do pai, deixando a sucessão ao trono ao irmão caçula, Gian Gastone de Medici.


Gian Gastone, o último Grão-Duque da dinastia dos Medici, assume o trono aos 52 anos de idade. Era alcoólatra, havia ficado praticamente cego devido à diabetes e era homossexual, e, ainda que fosse casado com Anna Maria Francesca de Sassonia Lauenburg, que o odiava, não teve filhos.


Gian Gastone morre em 1737, terminando assim a dinastia de grão-duques Medici, que são sucedidos no governo da Toscana pela dinastia dos Habsburgo-Lorena.


Anna Maria Luisa sobrevive ao irmão por mais 6 anos. Filha do meio de Cosimo III, era casada com o Johann Wilhelm II di Wittelsbach-Neuburg, Eleitor Palatino do Sacro Império Romano-Germânico, que nunca chegou a subir ao trono nem a ter filhos com Anna Maria Luisa.


Sem filhos, Anna Maria Luisa sabia que as posses da família seriam perdidas com sua morte, portanto, no ano da morte do irmão assina com a dinastia dos Habsburgo-Lorena o Pacto de Família. Segundo esse pacto, os Habsburgo-Lorena e seus sucessores, não poderiam "tirar da capital e do Estado do Grão-Ducado (...) Galerias, Pinturas, Estátuas, Bibliotecas, Joias e outras coisas preciosas (...que faziam parte) da sucessão do Serenissimo Grão-Duca, para que permaneçam para ornamentação do Estado, em benefício do público e para atrair a curiosidade dos Forasteiros."


O imenso e importantíssimo acervo de obras de arte que a família acumulou durante esses mais de 300 anos, de valor inestimável, constitui hoje o núcleo essencial da coleção dos principais museus de Florença, como a Galleria degli Uffizi e o Palazzo Pitti, sem os quais Florença não seria conhecida e reconhecida, até hoje, como um dos mais importantes polos artísticos do mundo.


É por isso que até hoje, 275 anos depois de sua morte, todo o dia 18 de fevereiro, aqueles como eu, que são amantes das artes e de Florença, devemos dizer:


- Obrigado, Anna Maria Luisa!


#guiabrasileiro #toscana #toscanaautentica #sigaessetomate #guianatoscana #italia #viagemeturismo #florença #roteirosdeviagem #dicasdeviagem #roteiropersonalizados #viajar #turismo #firenze #tourguide #pomodorotours #privatetour @pomodorotours #historia #famigliamedici #uffizi #palazzovecchio

Pomodoro Tours di Pelosini Gaiarsa Gustavo P.IVA 06723760481

  • Facebook
  • Instagram